Projetos

O plano de atividades do projeto contempla 14 percursos formativos nas áreas da transição verde, transição digital e intervenção social, em consonância com os objetivos estratégicos do Portugal 2030 e com as orientações da União Europeia. Estas ações visam qualificar os profissionais do setor, respondendo a necessidades concretas do mercado de trabalho, reforçando competências, promovendo a inovação e incentivando a transformação sustentável da ES.

A iniciativa aposta ainda na mobilização de entidades parceiras com experiência comprovada nas áreas de formação abrangidas, assegurando uma abordagem integrada que promova simultaneamente a valorização pessoal, a qualificação profissional e o impacto social.

Desta forma, o projeto pretende contribuir para uma economia social mais preparada, resiliente e alinhada com os desafios atuais, ao mesmo tempo que impulsiona a empregabilidade e o desenvolvimento de competências chave, nomeadamente digitais, ambientais e sociais.

Os objetivos principais são:

  1. Contribuir para o diagnóstico e definição de estratégias no domínio da valorização das pessoas;
  2. Assegurar o planeamento, realização, monitorização e avaliação da formação necessária à qualificação e reconversão profissional dos ativos;
  3. Reforçar as competências dos trabalhadores, com vista a uma maior qualificação para o emprego e para uma economia de maior valor social e económico;
  4. Promover ofertas formativas inovadoras para as entidades da ES, dotando-as de competências específicas para respostas mais eficazes e eficientes às necessidades da sociedade;
  5. Estabelecer parcerias estratégicas com entidades com experiência comprovada, cuja intervenção formativa responda às necessidades efetivas do mercado de trabalho;
  6. Promover processos de qualificação que acelerem a inovação no setor e a sua transformação sustentável.

Áreas de Formação

  1. Trabalho social e orientação;
  2. Ciências informáticas;
  3. Serviços de apoio a crianças e jovens;
  4. Secretariado e trabalho administrativo.

Indicadores de Resultados

Participações em unidades de formação de curta duração ou unidades de competência: 93 / 2027

Área geográfica de implementação do projeto

Região do Alentejo.

O plano de atividades do projeto contempla 14 percursos formativos nas áreas da transição verde, transição digital e intervenção social, em consonância com os objetivos estratégicos do Portugal 2030 e com as orientações da União Europeia. Estas ações visam qualificar os profissionais do setor, respondendo a necessidades concretas do mercado de trabalho, reforçando competências, promovendo a inovação e incentivando a transformação sustentável da ES.

A iniciativa aposta ainda na mobilização de entidades parceiras com experiência comprovada nas áreas de formação abrangidas, assegurando uma abordagem integrada que promova simultaneamente a valorização pessoal, a qualificação profissional e o impacto social.

Desta forma, o projeto pretende contribuir para uma economia social mais preparada, resiliente e alinhada com os desafios atuais, ao mesmo tempo que impulsiona a empregabilidade e o desenvolvimento de competências chave, nomeadamente digitais, ambientais e sociais.

Os objetivos principais são:

  1. Contribuir para o diagnóstico e definição de estratégias no domínio da valorização das pessoas;
  2. Assegurar o planeamento, realização, monitorização e avaliação da formação necessária à qualificação e reconversão profissional dos ativos;
  3. Reforçar as competências dos trabalhadores, com vista a uma maior qualificação para o emprego e para uma economia de maior valor social e económico;
  4. Promover ofertas formativas inovadoras para as entidades da ES, dotando-as de competências específicas para respostas mais eficazes e eficientes às necessidades da sociedade;
  5. Estabelecer parcerias estratégicas com entidades com experiência comprovada, cuja intervenção formativa responda às necessidades efetivas do mercado de trabalho;
  6. Promover processos de qualificação que acelerem a inovação no setor e a sua transformação sustentável.

Áreas de Formação

  1. Trabalho social e orientação;
  2. Secretariado e trabalho administrativo;
  3. Serviços de apoio a crianças e jovens;
  4. Ciências informáticas.

Indicadores de Resultados

Participações em unidades de formação de curta duração ou unidades de competência: 252 / 2027

Área geográfica de implementação do projeto

Região do Centro.

O plano de atividades do projeto contempla 14 percursos formativos nas áreas da transição verde, transição digital e intervenção social, em consonância com os objetivos estratégicos do Portugal 2030 e com as orientações da União Europeia. Estas ações visam qualificar os profissionais do setor, respondendo a necessidades concretas do mercado de trabalho, reforçando competências, promovendo a inovação e incentivando a transformação sustentável da ES.

A iniciativa aposta ainda na mobilização de entidades parceiras com experiência comprovada nas áreas de formação abrangidas, assegurando uma abordagem integrada que promova simultaneamente a valorização pessoal, a qualificação profissional e o impacto social.

Desta forma, o projeto pretende contribuir para uma economia social mais preparada, resiliente e alinhada com os desafios atuais, ao mesmo tempo que impulsiona a empregabilidade e o desenvolvimento de competências chave, nomeadamente digitais, ambientais e sociais.

Os objetivos principais são:

  1. Contribuir para o diagnóstico e definição de estratégias no domínio da valorização das pessoas;
  2. Assegurar o planeamento, realização, monitorização e avaliação da formação necessária à qualificação e reconversão profissional dos ativos;
  3. Reforçar as competências dos trabalhadores, com vista a uma maior qualificação para o emprego e para uma economia de maior valor social e económico;
  4. Promover ofertas formativas inovadoras para as entidades da ES, dotando-as de competências específicas para respostas mais eficazes e eficientes às necessidades da sociedade;
  5. Estabelecer parcerias estratégicas com entidades com experiência comprovada, cuja intervenção formativa responda às necessidades efetivas do mercado de trabalho;
  6. Promover processos de qualificação que acelerem a inovação no setor e a sua transformação sustentável.

Áreas de Formação

  1. Trabalho social e orientação;
  2. Ciências informáticas;
  3. Serviços de apoio a crianças e jovens;
  4. Secretariado e trabalho administrativo.

Indicadores de Resultados

Participações em unidades de formação de curta duração ou unidades de competência: 252 / 2027

Área geográfica de implementação do projeto

Região do Norte.

O plano de atividades do projeto contempla 14 percursos formativos nas áreas da transição verde, transição digital e intervenção social, em consonância com os objetivos estratégicos do Portugal 2030 e com as orientações da União Europeia. Estas ações visam qualificar os profissionais do setor, respondendo a necessidades concretas do mercado de trabalho, reforçando competências, promovendo a inovação e incentivando a transformação sustentável da ES.

A iniciativa aposta ainda na mobilização de entidades parceiras com experiência comprovada nas áreas de formação abrangidas, assegurando uma abordagem integrada que promova simultaneamente a valorização pessoal, a qualificação profissional e o impacto social.

Desta forma, o projeto pretende contribuir para uma economia social mais preparada, resiliente e alinhada com os desafios atuais, ao mesmo tempo que impulsiona a empregabilidade e o desenvolvimento de competências chave, nomeadamente digitais, ambientais e sociais.

Os objetivos principais são:

  1. Contribuir para o diagnóstico e definição de estratégias no domínio da valorização das pessoas;
  2. Assegurar o planeamento, realização, monitorização e avaliação da formação necessária à qualificação e reconversão profissional dos ativos;
  3. Reforçar as competências dos trabalhadores, com vista a uma maior qualificação para o emprego e para uma economia de maior valor social e económico;
  4. Promover ofertas formativas inovadoras para as entidades da ES, dotando-as de competências específicas para respostas mais eficazes e eficientes às necessidades da sociedade;
  5. Estabelecer parcerias estratégicas com entidades com experiência comprovada, cuja intervenção formativa responda às necessidades efetivas do mercado de trabalho;
  6. Promover processos de qualificação que acelerem a inovação no setor e a sua transformação sustentável.

Áreas de Formação

  1. Trabalho social e orientação

Indicadores de Resultados

Participações em unidades de formação de curta duração ou unidades de competência: 720 / 2027

Área geográfica de implementação do projeto

Região do Algarve.

A iniciativa também contempla a inclusão de populações migrantes e de pessoas impactadas por transformações no mercado de trabalho. A formação abrange competências sociais, digitais, ambientais e de sustentabilidade, alinhando-se com os objetivos estratégicos do Portugal 2030, bem como com as transições digital e verde.

O plano de atividades inclui o planeamento, implementação, avaliação e divulgação de 700 ações formativas, a serem realizadas nas regiões Norte, Centro e Sul do país. Estas ações visam responder às necessidades específicas das entidades da ES e ao perfil dos públicos-alvo, promovendo a qualificação, reconversão profissional, inovação no setor e a adaptação às novas exigências sociais e económicas.

O CCES, entidade promotora do projeto, dispõe da capacidade institucional necessária para garantir a eficácia e abrangência da intervenção, promovendo o desenvolvimento de competências fundamentais para a empregabilidade e para a transformação sustentável da Economia Social em Portugal.

Áreas de Formação

  1. Ciências informáticas;
  2. Gestão e administração;
  3. Comércio;
  4. Secretariado e trabalho administrativo;
  5. Marketing e publicidade;
  6. Serviços de apoio a crianças e jovens;
  7. Trabalho social e orientação;
  8. Segurança e higiene no trabalho.

Indicadores de Resultados

Participações em unidades de formação de curta duração ou unidades de competência:  8400 / 2027          

Participações em unidades de formação de curta duração ou unidades de competência encaminhadas pelos Centros Qualifica               Realização: 4284 / 2027

Área geográfica de implementação do projeto

Regiões do Norte, Centro e Alentejo.

Objetivos principais

  1. Elevar os níveis de qualificação de jovens e adultos;
  2. Melhorar a empregabilidade e facilitar o ingresso ou reingresso no mercado de trabalho;
  3. Promover o prosseguimento de estudos, nomeadamente de nível superior;
  4. Reforçar a ligação entre a formação e o contexto de trabalho, através da participação ativa de empresas;
  5. Proporcionar aprendizagens de qualidade com forte componente prática.

Destinatários

Cursos de Aprendizagem: Jovens/adultos até 29 anos com o 9.º ano (ou equivalente), sem ensino secundário concluído.

Cursos de Aprendizagem+: Jovens/adultos entre os 18 e 29 anos com:

  • Ensino secundário completo, ou
  • Nível básico e a frequentar formação ou processo de RVCC de nível secundário, ou
  • Diploma de nível 5, CET ou ensino superior.

Áreas de Formação

  1. Técnico/a Especialista em Gestão e Produção de Cozinha;
  2. Técnico/a Especialista em Gestão da Qualidade e Sustentabilidade;
  3. Técnico/a Especialista de Animação em Turismo de Saúde e Bem-estar;
  4. Técnico/a Especialista em Aplicações em Informática de Gestão.

Indicadores de Resultados

Desempregados, incluindo desempregados de longa duração: 108 / 2029

Área geográfica de implementação do projeto

Região do Centro.

Objetivos principais

  1. Elevar os níveis de qualificação de jovens e adultos;
  2. Melhorar a empregabilidade e facilitar o ingresso ou reingresso no mercado de trabalho;
  3. Promover o prosseguimento de estudos, nomeadamente de nível superior;
  4. Reforçar a ligação entre a formação e o contexto de trabalho, através da participação ativa de empresas;
  5. Proporcionar aprendizagens de qualidade com forte componente prática.

Destinatários

Cursos de Aprendizagem: Jovens/adultos até 29 anos com o 9.º ano (ou equivalente), sem ensino secundário concluído.

Cursos de Aprendizagem+: Jovens/adultos entre os 18 e 29 anos com:

  • Ensino secundário completo, ou
  • Nível básico e a frequentar formação ou processo de RVCC de nível secundário, ou
  • Diploma de nível 5, CET ou ensino superior.

Áreas de Formação

  1. Técnico/a Especialista em Contabilidade e Gestão;
  2. Técnico/a Especialista em Gestão da Qualidade e Sustentabilidade;
  3. Técnico/a Especialista em Aplicações de Informática de Gestão.

Indicadores de Resultados

Desempregados, incluindo desempregados de longa duração: 72 / 2029

Área geográfica de implementação do projeto

Região do Alentejo.

Objetivos principais

  1. Elevar os níveis de qualificação de jovens e adultos;
  2. Melhorar a empregabilidade e facilitar o ingresso ou reingresso no mercado de trabalho;
  3. Promover o prosseguimento de estudos, nomeadamente de nível superior;
  4. Reforçar a ligação entre a formação e o contexto de trabalho, através da participação ativa de empresas;
  5. Proporcionar aprendizagens de qualidade com forte componente prática.

Destinatários

Cursos de Aprendizagem: Jovens/adultos até 29 anos com o 9.º ano (ou equivalente), sem ensino secundário concluído.

Cursos de Aprendizagem+: Jovens/adultos entre os 18 e 29 anos com:

  • Ensino secundário completo, ou
  • Nível básico e a frequentar formação ou processo de RVCC de nível secundário, ou
  • Diploma de nível 5, CET ou ensino superior.

Áreas de Formação

  1. Técnico/a Especialista em Exercício Físico;
  2. Técnico/a Especialista em Gestão da Qualidade e Sustentabilidade;
  3. Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais;
  4. Técnico/a Especialista em Aplicações em Informática de Gestão.

Indicadores de Resultados

Desempregados, incluindo desempregados de longa duração: 108 / 2029

Área geográfica de implementação do projeto

Região do Norte.

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