Comunicação interna na Economia Social: 7 práticas simples para equipas mais alinhadas e motivadas

A comunicação dentro das organizações é um dos maiores fatores de motivação e eficiência. Descubra estratégias acessíveis que estão a transformar o dia-a-dia das organizações da Economia Social.

A comunicação interna continua a ser um dos desafios mais mencionados por equipas e dirigentes da Economia Social. Equipas que não comunicam , serviços dispersos, tarefas urgentes e déficit de recursos humanos tornam difícil manter alinhamento organizacional .

No entanto, várias organizações têm conseguido melhorias significativas ao implementar práticas simples e adaptadas ao setor. O CCES reuniu as 7 ações mais eficazes que qualquer organização pode aplicar, sem aumentar custos.

1. Criar mensagens curtas e claras (evitar “textos gigantes”)

Informação extensa não é igual a informação útil. Mensagens curtas e diretas aumentam a probabilidade de serem lidas e compreendidas.

2. Definir canais oficiais de comunicação

WhatsApp, papel, email, avisos afixados em pontos estratégicos … tudo isto cria ruído.
As organizações com melhor comunicação interna definem um canal oficial por tipo de comunicação, por exemplo:

  • Email → informações formais
  • WhatsApp → alertas operacionais
  • Reunião → alinhamentos semanais

3. Reuniões rápidas e regulares

Reuniões de 10–15 minutos no início da semana ajudam a evitar mal-entendidos, falhas na passagem de informação e disrupção no apoio a prestar..

4. Quadros de informação estratégica

Quadros simples, físicos ou digitais, com objetivos da semana, avisos importantes e boas práticas ajudam as equipas a sentir-se mais alinhadas.

5. Envolver as equipas nas decisões que as afetam

Até pequenas decisões, como reorganizar um turno ou mudar uma rotina, geram mais adesão quando as equipas são ouvidas.
Benefício direto: aumento do sentimento de pertença.

6. Celebrar conquistas (mesmo as pequenas)

Registar melhorias, destacar boas práticas e dar visibilidade ao esforço das equipas é um dos fatores mais fortes de motivação interna.

7. Apostar em formação sobre comunicação e trabalho em equipa

Algumas dificuldades comunicacionais não são “falta de vontade”, são falta de conhecimentos na área . Investir em formação ajuda as equipas a comunicar melhor e com mais confiança.

Tendência no setor

Organizações que estruturam a comunicação interna observam reduções significativas em conflitos internos, absentismo, repetição de erros  e desgaste emocional.

O CCES disponibiliza formações gratuitas para trabalhadores e dirigentes da Economia Social, incluindo temas como comunicação interna, trabalho em equipa, liderança e gestão de conflitos.

👉 Conheça as nossas formações online.

É dirigente de uma organização da Economia Social? Fale connosco e juntos vamos fazer a diferença na sua organização!

Contactos

geral@ccesocial.pt
formacao@ccesocial.pt

271 143 368
(chamada para rede fixa nacional)

Av. Rainha Dona Amélia 74, 6300-749 Guarda

© 2025

CCES – Centro de  Competências para a Economia Social